(12)3934-4014 | (12)98124-3230   suporte@ativalink.com.br   Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2018

Perguntas e respostas frequentes

Perguntas e respostas frequentes

nossa base de conhecimento
veja aqui as perguntas e respostas mais frequentes antes de abrir um chamado técnico



 Internet Fibra, cabo ou rádio - Perguntas frequentes 


·          Preciso assinar um provedor para ter a Internet da Ativalink?

 Não, não é necessário assinar nenhum tipo de provedor para autenticação.

 

·          Posso compartilhar minha conexão?

 Sim, fica a critério do cliente compartilhar sua conexão, mas a Ativalink não dará suporte algum à problemas em rede locais domésticas. Tenha sempre em mente também que a banda será dividida entre os equipamentos conectados à conexão compartilhada quando consumindo simultaneamente.

 

·          Testei minha conexão com um desses medidores de velocidade na Internet e o resultado não é compatível com o plano que contratei, o que fazer?

 Nenhum site ou programa para medir taxas de transferência (velocidades) é 100% confiável (muitos exibem resultados de transferências de dados que ficam em cache e mascaram as taxas reais). O melhor método para verificar sua conexão é acessar algum site FTP com uma largura de banda maior que a sua e medir em tempo real as taxas de transferências. Além do mais a Ativalink garante no mínimo 60% da banda contratada, mas a maior parte do tempo você navega a taxas próximas de 100% e em alguns momentos até mais que isso. Se ficar constatado que a conexão realmente está com problemas, basta entrar em contato com nosso suporte técnico.

  

·          Meus downloads informam que as taxas (velocidades) são muito menores que o plano contratado, o que fazer?

 Exemplo: tenho um plano de 128Kbps, mas meus downloads ficam próximos de 16KB/s. Esse é um equívoco muito comum, as taxas exibidas em seu computador utilizam outra medida/escala, seu plano está em "Quilo Bits por segundo" (Kbps) e o seu computador exibe taxas em "Quilo Bytes por segundo" (KBps). Para comparar as duas taxas, basta multiplicar o valor em KB por 8. O contrário também é válido, basta dividir o valor em Kbps por 8. No exemplo acima, 16KBps x 8 = 128Kbps. Ou seja, as taxas estão de acordo com o plano contratado. Se não é este seu problema, consulte o ítem 6 deste mesmo FAQ (acima).

  

·          Minha conexão funcionou bem por algum tempo, mas agora está ruim, o que fazer?

 Como o link chega até sua casa através de uma antena, a mesma fica sujeita às intempéries do tempo (ventos, sol, chuva, desgastes). Caso ela esteja "desalinhada" por algum destes motivos a conexão apresentará problemas, portanto, entre em contato com o suporte técnico para avaliarem se este é o seu caso.

 

·          Estou sem conexão, como proceder?

 O primeiro passo é certificar-se de que seu rádio (bridge) está ligado. Caso afirmativo, tente reiniciá-lo (ele pode estar "travado"), bastando para tanto retirar o cabo (geralmente um fio duplo branco) da tomada (é o cabo que acompanha o cabo UTP que chega até seu computador, um cabo azul) e religá-lo novamente à tomada. A bridge (rádio) leva cerca de 1 a 2 minutos para voltar a responder após este procedimento. Se o procedimento acima falhar verifique se sua placa de rede foi desativada pelo sistema operacional (Windows), isso ocorre com certa freqüência. Se ainda assim você estiver sem conexão entre em contato com nosso suporte técnico.

 

·          Formatei meu computador e perdi minhas configurações de acesso à Internet, como proceder?

 Entre em contato com nosso suporte técnico.

 

·          Não consigo executar nenhum programa, como servidores HTTP, servidores de E-mail, servidores SSH, etc, em minha máquina, o que está errado?

 Por segurança, do próprio cliente e da rede da Ativalink (demais clientes e servidores), aplicações em modo "listen", ou seja, servidores/serviços (de rede) aguardando conexões externas, são bloqueados por padrão em todas as contas. Se você entende quais são os riscos de segurança e as implicações legais no caso de um incidente de segurança dentro de nossa rede entre em contato com a Ativalink, pois provemos soluções otimizadas, sem restrições para atender a este tipo de situação.

 

·          Estou tentando acessar uma VPN e não consigo, o que fazer?

 Se o caso não enquadra-se no ítem 12, ou seja, estão tentando conectar-se a uma VPN em sua máquina, dentro da rede da Ativalink (o que não é permitido, já que enquadra-se na categoria "aplicação" em modo "listen"), entre em contato com nosso suporte técnico e solicite a configuração do acesso a VPN's (através do protocolo GRE, RFC1701 - Generic Routing Encapsulation). Com isto você poderá acessar tranqüilamente VPN's em qualquer lugar, sem nenhum tipo de restrição.

 

·           Desejo montar um (ou vários) servidor(es), precisarei dentre outras coisas de vários IP's fixos válidos, banda adicional e configurações extras, como zonas DNS, reverso de IP's, QOS, etc, é possível?

 Sim, provemos soluções otimizadas para atender a todo tipo de cliente e necessidades. Entre em contato conosco.

  

·          O Windows informa que minha conexão está com uma taxa de transferência (velocidade) de 100Kbps (aqueles dois pequenos monitores lado a lado próximos ao relógio), mas meu plano é mais rápido que isto (por exemplo 256Kbps), o que está errado?

 O que o sistema operacional em questão está informando é a taxa máxima teórica de transmissão na rede local entre sua placa de rede (no seu computador) e o rádio (bridge) que está em sua residência (conectados diretamente via cabo um ao outro), ou seja, não é a taxa de transferência do seu plano de acesso (sua "velocidade"). Além do mais a escala em questão está em Mbps (1000 x 100 x Kbps = 100 Mbps = 100 Mega bits por segundo) e não em Kbps (do seu plano, no exemplo citado, 256Kbps).